É inevitável dizer que 2020 foi um ano atípico, conturbado, cheio de preocupações e cuidados. Por isso, foi preciso ainda mais foco e motivação para manter as atividades, seja o trabalho remoto, aulas virtuais e, somado a elas, todas as obrigações corriqueiras da casa. Pais e cuidadores precisaram se desdobrar para dar conta de tudo e ainda assumir o papel de mediadores na educação dos filhos.


Mas com o crescente número de casos de covid-19 no país e ainda sem uma data concreta para iniciar a vacinação, como é possível ajudar crianças e adolescentes a iniciarem um novo ano letivo motivados e dispostos a aprender?


Vamos lá! Antes de tudo, converse com seus filhos e mantenha-os cientes da atual realidade mundial. Explique que, até que seja determinado a possibilidade de retorno às aulas presenciais, é preciso continuar em casa mais um tempinho. No entanto, lembre que isso não significa que são férias, é preciso manter uma rotina sólida para fazer tudo dar certo.


Crie uma rotina de estudos: Fique atento ao horário das aulas para organizar o dia da melhor maneira possível. Defina um horário limite para acordar, tomar café e se arrumar para a aula. É importante tirar o pijama para que não as crianças despertem e deixem a preguiça e o sono de lado. Se forem várias aulas ao longo do dia, estabeleça um tempo para cada atividade, assim como períodos de descanso.


Evite distrações: Na hora da aula, guarde celulares, jogos, desligue a televisão e, antes de começar, arrumem os brinquedos. Principalmente para os menores, qualquer coisa, por mais que pareça pequena, pode ser motivo para perder o foco.


Tenha um local apropriado: Com quase um ano de estudos em casa você, provavelmente, já deve ter ouvido essa dica: separe um lugar adequado para as aulas! Mesmo assim, vamos relembrar, pois muitos podem ter se acomodado e passado a estudar no sofá, cama outros locais propensos à distração.


Mantenha uma alimentação balanceada: Alimentar-se corretamente tem influência positiva no foco e na disposição. Invista em alimentos que promovem saciedade, assim você não precisará levantar-se com frequência para buscar um lanchinho. Fuja de gorduras e açúcares, que provocam uma falsa sensação de saciedade, mas são rapidamente metabolizados e transformados em açúcares, o que pode levar à fadiga.

Comece o ano letivo de 2021 com tudo organizado, compre os materiais escolares com antecedência, prepare um cantinho para os estudos, organize suas rotinas, assim como as atividades domésticas. Apesar do desafio ser grande, é possível vencê-lo e manter a motivação para um bom início de ano letivo.