Confira algumas dicas que irão ajudar a se concentrar nos estudos e aumentar o seu rendimento ao estudar em casa.

Muita gente estava animada para 2020, com várias promessas e objetivos para este ano. Porém, a pandemia do novo corona vírus chegou e jogou um balde de água fria nos planos de grande parte do mundo. Para professores e alunos o panorama do ano escolar ficou de cabeça para baixo. Desde meados de março todas as escolas estão fechadas e sem previsão de retorno, causando preocupações para pais, alunos, professores e administradores.

Estudar em casa, com a mesma produtividade do ambiente escolar, é desafiador, principalmente se considerarmos o cenário de instabilidade. No entanto, com determinação e criatividade é possível adotar algumas medidas e conseguir melhorar o rendimento mesmo estudando on-line.

Rotina: como fica com a pandemia?

Antes do primeiro caso de covid-19 no Brasil e da pandemia, todos os estudantes começavam o dia basicamente da mesma forma: acordar, tomar banho, café da manhã e ir para a escola. Com a pandemia, a única coisa que deveria mudar é o deslocamento, que deixa de existir.

Manter uma rotina saudável ajuda a aumentar a produtividade e organizar melhor o dia. Saia da cama, tire o pijama. Se vai estudar, troque de roupa, lave o rosto e se prepare para esse momento de concentração.

Tente manter o corpo ativo, mesmo dentro de casa. É possível buscar na internet profissionais indicando treinos até mesmo para iniciantes. Se exercite, se alongue. Aumentar a circulação também ajuda na concentração.

Como escolher o local de estudos

Mesmo estando dentro de casa, é possível separar um espaço para os seus estudos, dessa forma fica mais fácil focar, pois será um lugar livre de distrações e fugas. Veja os espaços disponíveis na sua casa e escolha um local com bastante luz natural, bem arejado e prepare para ser seu local de estudos.

Prefira locais que não sejam passagem para outros cômodos da casa e fique longe da televisão. Organize seus materiais de estudo com antecedência e deixe sempre água e lanches saudáveis à sua disposição.

Tem muita coisa para estudar durante a semana? Analise tudo o que deve ser feito e intercale as matérias que você tem mais aptidão com outras mais desafiadoras. Faça um planejamento de tudo e deixe em um local visível e de fácil consulta.

Faça pequenas pausas entre um conteúdo e outro. Esses momentos são tão importantes quanto as horas estudadas. Faça pequenas pausas de 20 min a cada 2 horas de estudo. Esses pequenos intervalos ajudam o cérebro a assimilar o que foi feito e o descanso serve como um estímulo para continuar.

Além de preparar o espaço e os conteúdos, é preciso ter consciência que aquele período será dedicado apenas para os seus estudos. Avise as pessoas que moram com você para que não interrompam até determinado horário. Fique longe do celular, deixe no silencioso ou em outro cômodo da casa, dessa forma você não ficará tentado a usá-lo.

Medidas simples são capazes de melhorar seu foco, produtividade e render tanto quanto no ambiente escolar. Aproveite esse momento para aprender o método de estudo que mais funciona para você.