Tem muita gente por aí ainda tentando entender o que aconteceu em 2020 e como organizar melhor as metas para 2021.

Quem nunca prometeu que iria se alimentar melhor, praticar exercícios e cuidar mais da saúde? O ano de 2020 mostrou que esse é um cuidado que não deve ser deixado apenas como resolução de ano novo. Por isso, separamos algumas dicas para você cuidar da sua saúde e dos seus filhos, começando pela ceia de Natal! Preparados? Confira 5 práticas simples e que podem ser aplicadas por qualquer família.

1.     Alimentação
Essa é uma das resoluções de ano novo mais proferidas, o famoso “ano que vem eu começo a dieta”. No entanto, existem duas coisas que precisamos desmistificar nessa frase. A primeira é que você não precisa esperar começar o ano para começar a se alimentar corretamente .Comece com o simples, inclua preparações que levem mais legumes e verduras, menos açúcares e gorduras, reduza o quanto for possível o consumo de enlatados, embutidos, ultra processados. Para a ceia, por exemplo, você pode servir como acompanhamento do peru uma farofa de quinoa com cenoura e castanhas, tomates recheados, salada verde com frutas frescas e, de sobremesa, creme refrescante de manga e hortelã. Viu como é fácil fazer substituições saudáveis sem perder o sabor e a qualidade da alimentação?

2.     Exercícios
Calma, não precisa sair comprando equipamentos de academia. A ideia é se exercitar em casa para manter o corpo ativo sem gastar muito. Montem um circuito para a família toda! Cadeiras podem virar obstáculos para a corrida, garrafas de água ou amaciante podem virar pesos, fita adesiva pode ser colada no chão para fazer uma pista…Pulem corda, dancem, corram se puderem, use a criatividade para deixar toda a família em movimento.

3.     Tecnologia
Ok, a tecnologia se tornou um novo membro do corpo durante a pandemia. Seja para trabalhar, estudar ou para se divertir, é preciso cautela no uso. Crie momentos em que celulares e tablets possam ser utilizados para lazer. Um dia para jogos, um dia de filmes, evite várias atividades em um mesmo dia.

4.     Emocional
O distanciamento e a falta de convivência com familiares e amigos pode afetar muito o emocional das crianças. Para amenizar um pouco esse sentimento, faça videochamadas com os amigos, marque cafés virtuais e deixe eles conversarem e brincarem. Outra ideia bacana é escrever para as pessoas queridas, mandar fotos e cartas para aproximar as crianças daqueles que elas sentem falta.

5.     Gratidão
Uma ideia bacana e que já apareceu algumas vezes pela internet é o jarro de gratidão. Nada mais é que um pote transparente em que a família depositará palavras ou frases em papéis coloridos, agradecendo pelas coisas que aconteceram durante o ano. Vocês podem fazer durante o ano e ler as mensagens em um momento especial.